|
|
Não quer ter de pagar pelo software que deseja utilizar? Se não quiser arriscar-se a um processo judicial, o senso-comum determina que esteja preparado para pagar todos os programas que usar. A verdade, porém, é que nem sempre precisa de ser esse o caso. Há muito software gratuito na Internet à espera de ser descarregado. Não precisa de pagar por determinadas aplicações e não, não precisa de violar a lei para o fazer.
Definição de “software gratuito”
O software gratuito existe em várias formas. Pode ter sido criado por um amador entusiasta que apenas quer que as outras pessoas beneficiem das suas capacidades de programação. Pode ser oferecido por uma empresa de software como amostra gratuita para o encorajar a comprar as suas aplicações. Pode também ser desenvolvido pela comunidade de fonte aberta e lançado de acordo com a General Public License.
Em qualquer destes casos, o software fornecido é gratuito, embora possa estar limitado a uso pessoal ou apenas o possa usar numa máquina só. Vale a pena verificar cuidadosamente os termos da licença de utilização para saber estes pormenores.
Mas há um lado mais negro no que diz respeito ao software gratuito. Algumas aplicações são fornecidas para que o software, uma vez instalado, vigie o leitor e registe o seu comportamento. Pode também abrir as defesas do seu computador e deixá-lo exposto a ataques de cibernautas.
É possível ter um sistema com quase tudo gratuito, à parte o Windows
O spyware e os cavalos de Tróia abundam nas aplicações gratuitas. Deve claramente prestar atenção e não instalar qualquer aplicação que lhe pareça apelativa. Verifique primeiro as credenciais do editor.
Um sistema à borla
Além destas preocupações, é possível montar um sistema em que o único software pelo qual paga é o Windows. Pode optar por instalar uma distribuição de Linux, mas a maior parte das pessoas não tem tempo de aprender a trabalhar com outro SO, e como a maioria dos PCs vem com o Windows pré-instalado, decidimos usá-lo como base.
Abiword: Processador de texto similar ao word - www.abisource.com
Open Office: Suite similar ao office - https://pt.openoffice.org
GIMP: Editor de imagem similar ao photoshop - www.gimp.org
Inkscape: Editor gráfico similar ao illustrator - www.inkscape.org
Sribus: Editor gráfico similar ao pagemaker - www.scribus.net
Amaya: Editor html similar ao dreamweaver - www.w3.org/Amaya
JavaScript: código para página web - https://javascript.internet.com
AVg: Anti-virús / anti-spyware - https://free.avg.com
Thunderbird: email similar ao outlook- www.mozilla.org
FireFox: browser para navegar na net - www.mozilla.org
Opera: browser para navegar na net / ver emails - www.opera.com
Filezilla: Transferência ftp - https://filezilla-project.org
Skype: chamada grátis entre pc - www.skype.com
Unbuntu: Sistema operativo - www.ubuntu.com